quarta-feira, 19 de agosto de 2009

YODA MUNDIAL OPTIMIST 2009


RESUMÃO DO IRMÃOZINHO.. MURILO NOVAES - MUNDIAL 2009

Na exclusiva de Fred Hoffmann vemos a equipe brasileira de Optimist, vice-campeã geral entre as nações, com o ídolo maior Torben Grael e o técnico Xandi Paradeda. Que eles se inspirem


OP - O peruano Sinclair Jones foi o grande campeão mundial de Optimist em 2009. Ele superou 210 velejadores de 47 nações do planeta e se sagrou o melhor do globo na classe do futuro.No total, foram realizadas 12 regatas, divididas em três baterias cada uma, onde os competidores foram separados em seis grupos, representados por cores diferentes. Os ventos surpreendentes da enseada de São Francisco deram um charme a mais e provaram porque a raia é conhecida mundialmente. Na sexta-feira, último dia do torneio, o vento demorou aparecer. As gaivotas ecoavam seus ruídos e distraíam os velejadores, que aproveitaram para contemplar a beleza do Rio de Janeiro. Por volta das 11h50, eles partiram do Clube Naval Charitas para a raia. Depois de diversas tentativas de montagem da raia e do sobe e desce da Recon, a única regata do dia começou às 14h20 com ventos fracos.


O brasiliense Felipe Rondina fez bonito, venceu a prova e comemorou muito. Neste mesmo confronto, o argentino, Ignácio Rogala, que se manteve entre os líderes durante todo o campeonato, fez uma excelente regata. O “Hermano” conseguiu um 6° lugar e garantiu a terceira colocação no Mundial


Já no segundo confronto do dia, o sorteio colocou frente a frente, na mesma bateria, três favoritos ao título: Mohamad Faizal (Malásia), Noppakao Poonpat (Tailândia) e Sinclair Jones (Peru). Para surpresa de todos, nenhum deles passou entre os dez primeiros. E na disputa final, o peruano chegou na frente e trouxe o título do campeonato para a América do Sul.


A terceira bateria do dia foi a mais interessante para o Brasil. Ricardo Paranhos, que fez um campeonato fantástico, marcou presença no top five e se consagrou como um dos cinco melhores velejadores do mundo na classe. Ele chegou em segundo na última bateria do Mundial. O vencedor do último confronto foi o equatoriano Dick Matias. Além do campeão mundial, o peruano Sinclair Jones, os sul-americanos conseguiram excelentes posições. O argentino Ignácio Rogala (3° lugar) e o brasileiro Ricardo Paranhos (5° lugar) marcaram presença entre os cinco melhores. Parabéns!

A equipe brasileira ainda conquistou o vice-campeonato do troféu Miami Herald Nation’s Cup, perdendo somente para a Malásia. Em 3º ficou a Tailândia nesta premiação que vai para a melhor flotilha (país) pelos pontos individuais de seus velejadores.Com os resultados de: Ricardo 5º; Mário 18º; Caio 35º; Felipe 39º e Alexander 44º e o comando excepcional do técnico Alexandre Paradeda, os brasuquinhas arrebentaram. Mais parabéns!!

O próximo campeonato mundial da classe será realizado em dezembro de 2010 na Malásia. E vamos em busca de mais!!!

Nenhum comentário: